Tutorial Allegro, da instalação até a programação. [Atualizado 02/10/14]

[Post upado de 5 de jan de 2010, 22:03]

O Allegro é uma das ótimas bibliotecas para criação de jogos que o C++ possui, o principal objetivo dele é criar jogos multiplataforma, ou seja, que você pode usar em windows, Linux, Mac e outros sistemas operacionais apenas compilando de novo, sem a necessidade de alterar o código fonte, é recomendado que você tenha ao menos uma boa noção de programar em C ou C++ antes de começar, se não tiver tem vários tutoriais aqui no meu blog, vá na área de C/C++ e veja alguns.

O tutorial não acaba por aqui, para terminar de ler e pegar os links, clique em "Mais informações »"





O Code::Blocks atualmente está com alguns problemas para baixar devpaks, mas para compilar nele é só baixar um arquivo do 7zip de instalação do allegro, que pode ser baixado no site oficial, colocar na pasta do compilador e executar, para compilar precisa adicionar o -lalleg no linker do compilador.
Portanto recomendo usar o é usar o DEV-C++, para você instalar é necessário o DEV-C++ ou o WxDEV-C++, (esse último é parecido com o 1º, mas é mais novo), agora instale um deles (ou os 2, mas pode dar problema de incompactibilidade na hora de abrir algo, pois ambos são os mesmos programas, só que o wxDEV-C++ é mais recente), depois disso é necessário baixar a biblioteca do Allegro e instalar em um dos 2 softwares.

Instalando o Allegro via Devpak no WxDEV-C++ ou no DEV-C++:
Clique em Ferramentas, Package Manager, Install e abra o Devpak, vá clicando Next até terminar de instalar o software.

Após isso o Allegro já está instalado no software, para verificar se está corretamente instalado você pode tentar compilar algo.

Criando um software em Allegro:
Para começar você tem que fazer o projeto, foi instalado o Devpak e não as bibliotecas para não necessitar de linkar nada, é só criar um projeto pronto no DEV-C++ para Allegro que você já terá feito o necessário para compilar.
Primeiro clique em: Arquivo, Novo, Projeto..., (Abrirá uma janela), clique em MultiMedia, AllegroGL application, Escolha uma pasta para colocar o Projeto do Allegro. Agora pronto, já está pronto a primeira parte do projeto em Allegro, agora é só você fazer o software.

Aqui está um hello world em Allegro para você testar o seu software, assim você poderá testar se está funcionando direito, ou então você pode abrir o projeto que já está com um código de exemplo.
#include <allegro.h>
int main(void)
{
if (allegro_init() != 0)
return 1;
install_keyboard();

if (set_gfx_mode(GFX_AUTODETECT, 320, 200, 0, 0) != 0) {
if (set_gfx_mode(GFX_SAFE, 320, 200, 0, 0) != 0) {
set_gfx_mode(GFX_TEXT, 0, 0, 0, 0);
allegro_message("Unable to set any graphic mode\n%s\n", allegro_error);
return 1;
}
}
set_palette(desktop_palette);
clear_to_color(screen, makecol(255, 255, 255));
acquire_screen();
textout_centre_ex(screen, font, "Hello, world!", SCREEN_W/2, SCREEN_H/2, makecol(0,0,0), -1);
release_screen();
readkey();
return 0;
}
END_OF_MAIN()


Agora que já está tudo pronto, está na hora de estudar para aprender a linguagem e fazer o seu próprio jogo.
Em uma página da Universidade Federal do Rio de Janeiro tem um tutorial sobre o Allegro, para acessar clique AQUI. (Português)
Também tem o manual do Allegro, que pode ser acessado AQUI. (Inglês)
Existe um ótimo fórum brasileiro sobre jogos, ele tem uma parte destinada ao Allegro, essa parte pode ser acessada AQUI.
Há também um blog, de um amigo meu, o Croci, ele trocou de blog, mas as postagens de Allegro continuam no velho, para acessar o blog, já em uma página de Allegro clique AQUI.














2 comentários:

  1. Cara muito bom,
    to comessando a usar o allegro
    valeu pela dica

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  2. CAra eu segui varios e varios tutu e sempre dao o mesmo erro

    1>c:\users\allan\desktop\firstallegro\firstallegro\main.cpp(6): error C3861: 'allegro_init': identifier not found
    1>c:\users\allan\desktop\firstallegro\firstallegro\main.cpp(7): error C3861: 'install_keyboard': identifier not found
    1>c:\users\allan\desktop\firstallegro\firstallegro\main.cpp(9): error C2065: 'GFX_AUTODETECT_WINDOWED' : undeclared identifier
    1>c:\users\allan\desktop\firstallegro\firstallegro\main.cpp(9): error C3861: 'set_gfx_mode': identifier not found
    1>c:\users\allan\desktop\firstallegro\firstallegro\main.cpp(11): error C2065: 'screen' : undeclared identifier
    1>c:\users\allan\desktop\firstallegro\firstallegro\main.cpp(11): error C3861: 'triangle': identifier not found
    1>c:\users\allan\desktop\firstallegro\firstallegro\main.cpp(11): error C3861: 'makecol': identifier not found
    1>c:\users\allan\desktop\firstallegro\firstallegro\main.cpp(12): error C2065: 'screen' : undeclared identifier
    1>c:\users\allan\desktop\firstallegro\firstallegro\main.cpp(12): error C3861: 'circlefill': identifier not found
    1>c:\users\allan\desktop\firstallegro\firstallegro\main.cpp(12): error C3861: 'makecol': identifier not found
    1>c:\users\allan\desktop\firstallegro\firstallegro\main.cpp(14): error C2065: 'key' : undeclared identifier
    1>c:\users\allan\desktop\firstallegro\firstallegro\main.cpp(14): error C2065: 'KEY_ESC' : undeclared identifier
    1>c:\users\allan\desktop\firstallegro\firstallegro\main.cpp(14): fatal error C1903: unable to recover from previous error(s); stopping compilation
    ========== Build: 0 succeeded, 1 failed, 0 up-to-date, 0 skipped ==========

    me ajuda ae por favor

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